Porto Alegre / RS - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Artigos

 

TIREÓIDE


A tireóide é uma glândula localizada na região cervical (pescoço) logo abaixo da cartilagem que é conhecida popularmente como "Pomo de Adão". Essa glândula produz 2 hormônios importantes para o controle do metabolismo, chamados T3 e T4. Em algumas pessoas esses hormônios não são produzidos em quantidade adequada. Quando há produção reduzida dos hormônios da tireóide chamamos Hipotireoidismo. Já a produção excessiva é chamada Hipertireoidismo.

A tireóide pode sofrer também alterações em sua estrutura anatômica. O aumento de tamanho da tireóide é chamado bócio. Podem ocorrer também surgimento de nódulos ou cistos no interior da glândula.





EXOFTALMIA


Exoftalmia é quando o paciente apresenta um ou ambos os olhos projetados para fora ou protuberantes. É uma das possíveis manifestações da Doença de Graves.

A Doença de Graves é a principal causa de hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios da tireóide). Essa doença é geradas por anticorpos gerados pelo próprio paciente (auto-anticorpos) que podem, além de stimular o funcionamento da tireóide, provocar a proliferação de tecido gorduroso atrás do olho, e aumento da musculatura ao redor do globo ocular, o que projeta o olho para a frente.